-
Arquitetos: TAO - Trace Architecture Office
- Área: 581 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Kejia Mei, Xiangzhou Sun
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ilha Jiming fica sozinha no meio do mar e é conhecida pelo penhasco, rochas e horizonte marítimo, que criam uma sensação de distância da cidade. O local está na beira de um penhasco, de frente para o vasto mar ao norte, como se fosse o fim da terra.
Com montanhas agrestes e um mar frio, o prédio de concreto está situado na paisagem natural como uma rocha gigante. Uma extremidade do prédio está embutida na montanha rochosa, onde o telhado estende a forma do terreno, apontando para o horizonte marítimo. Em contraste, a outra extremidade se projeta da beirada do penhasco como se estivesse prestes a se desprender da montanha e se estender para o mar, criando uma tensão entre a artificialidade e a natureza.
Descendo os degraus para o prédio, como se fosse para o interior da montanha. Depois de experimentar as pesadas paredes de concreto, você encontrará o mar novamente na beirada da extremidade em balanço, sentindo-se flutuando sobre o mar. A abertura no chão da parte em balanço do prédio dá às pessoas uma sensação da altura do penhasco.
Um espaço é projetado para oferecer vistas espetaculares do mar na parte traseira do prédio, que só pode ser alcançado passando por um túnel escuro. Atrás da porta, há um espaço de meditação com uma claraboia, proporcionando um refúgio de tranquilidade na montanha.
O café é um plano horizontal apontando para o horizonte, enquanto a Casa Torre é um volume vertical apontando para o céu. Com um plano de apenas 4,5m x 4,5m, A casa Torre aparece como um pequeno ponto diante da vastidão do mar, ganhando energia.
No interior da Casa Torre, os espaços de convivência, como a sala de estar, sala de estudo, quarto e banheiro, normalmente dispostos horizontalmente, são organizados verticalmente de baixo para cima. Cada nível possui uma janela com uma altura, ângulo e proporção diferentes para vivenciar a vista, levando as pessoas a várias perspectivas e dimensões do mar.
Com horizontalidade e verticalidade, ascendência e descendência, inserção e balanço, o prédio se conecta com a terra e o céu por meio dos gestos básicos da arquitetura, trazendo as pessoas de volta à natureza.